Compreendido entre 23 milhões e 5 milhões de anos atrás o Mioceno foi a época onde o clima favorável permitiu a expansão de serrados e campos, se correlacionando a um clima mais árido no interior dos continentes.
Agora com a união das placas Asiáticas e africanas o mar que os separava não existe mais, e com esta nova extensão de terra fez com que novas espécies surgissem gerando mais competição e novas extinções.
Argentavis
Considerada a maior ave voadora que ja planou por este mundo, o Argentavis voava e vivia pelos céus onde hoje fica a América do sul, podendo atingir até 70 Km/h durante o vou ela se alimentava de animais mortos e carne, com uma envergadura de 7 metros media 2 metros de altura e pesava 70 kg.
Pelagornis
Era uma ave marinha que podia chegar a 5 metros de envergadura, habitava a costa norte do Chile e se alimentava de peixes e tinham um pico cheio de dentes para capturar sua presas, mediam cerca de 1 metro de altura com um peso médio de 30 kg.
Phorusrhacos
Foi uma grande ave de rapina terrestre, não podia voar pois suas assas eram curtas, de alimentação carnívora viveu na América do sul e media 2,5 metros de altura e pesava ate 150 kg.
Titanis
Era uma das chamadas aves do terror, carnívoro caçava pequenos e médios roedores e lagartos, habitavam as planícies da America do sul e possuíam garras nas pontas das assas que eram relativamente curta e impediam de voar, mediam cerca de 1,80 metros de altura e pesavam até 150 kg.
Barbourofelis Fricki
Eram enormes felinos carnívoros parecidos com os dentes de sabre porém não eram descentes de tais, viveram na América do sul e possuíam enormes presas como adagas que dilaceravam a carne de suas presas, mediam cerca de 3,5 metros de comprimento com 1,5 metros de altura e pesavam cerca de 380 kg.
Dryopithecus
Primata ancestral dos grandes símios que viveu no solo das florestas da Europa e Ásia se alimentando de frutas, um pouco menores que os chimpanzés da atualidade porém muito parecidos, mediam cerca de 1,2 metros de altura e pesavam até 35 kg.
Mesopithecus
É o ancestral dos atuais pequenos primatas, passavam a maior parte do tempo no alto das árvores se alimentando de frutas e folhas viviam nas florestas da Ásia e Europa possuíam uma calda longa e dedos ágeis, Mediam cerca de 80 cm de altura e pesavam até 8 kg.
Proconsul
É o ancestral dos atuais grandes primatas e também hominídeos, viviam a vontade tanto no solo quanto nas árvores das florestas da África sua alimentação era herbívora e mediam cerca de 90 cm de altura pesando até 20 kg.
Epicyon haydeni
Da família dos cãos estes eram enormes carnívoros, assim como os lobos eles caçavam suas presas por perseguição, viverão na América do norte e mediam cerca de 2,5 metros de comprimento e pesavam cerca de 170 kg.
Trilofodonte
Era um mastodonte ancestral dos atuais elefantes, possuíam presas inferiores próprias para arrancar vegetais, sua tromba era achatada e larga, tinha pequenas orelhas se comparadas com a dos atuais elefantes, mediam cerca de 2 metros de altura e pesavam 1,5 toneladas, viveu entre Ásia, África e América do norte.
Amebelodon
Parentes distantes do atuais elefantes porém muito parecidos, já possuíam as presas laterais características dos elefantes porem muito menores, e ainda tinham as presas inferiores para cavar e arrancar raízes e plantas, viveram na América do norte e mediam 3 metros de altura pesando 6 toneladas.
Prolibytherium
Um dos mais antigos ancestrais das girafas, possuía pernas longas e compridas, pescoço um pouco mais longo que de seus parentes os ocapis e chifres característicos e maiores que os das girafas.
Se alimentavam de folhas e arbustos, e media cerca de 1 metro de comprimento pesando 50 kg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não precisa estar logado no Blog para comentar, deixe suas opiniões criticas e dúvidas.
você não será identificado! Obrigado.