Nesta época que se inicia a 34 milhões de anos atrás com término em 23 milhões de anos atrás ocorre a predominância dos mamíferos, com a extinção em massa dos dinossauros agora há um espaço aberto e os mamíferos que já estavam em maior numero começam a dominar o mundo.
Nesta época foram encontrados os maiores mamíferos terrestres que conhecemos, em suas formas mais primitivas, que acabaram perdendo para evolução e se tornaram os animais que vivem hoje no mundo atual.
Pseudaelurus
Dando origem aos dentes de sabre e a alguns felinos atuais o Pseudaelurus viveu onde hoje fica a Ásia, Africa e Europa. Possuía grande agilidade em subir em árvores se alimentava de peixes e pequenos mamíferos, media cerca de 1 metro de comprimento e pesava em média 25 kg.
Dolichocebus
Chamados de macacos do novo mundo este era uma espécie de primata que viveu na América do sul, ainda possuía garras mas era muito parecido com os macacos atuais, acredita-se que já usava a cauda para se locomover entre as árvores e se alimentava de folhas e frutos.
Um dos ancestrais mais primitivos dos atuais elefantes a phiomia vivia no norte da áfrica e media pouco mais de 1 metro de altura pesando em torno de 350 kg, viva em ambiente semi aquático como os hipopótamos e se alimentava de plantas e gramíneas.
Archaeotherium
Seu nome significa besta primitiva e vem do grego, este que era o ancestral dos porcos selvagens e hipopótamos viveu onde hoje é América do norte, sua alimentação era onívora e media 1,5 metros de altura podendo pesar até 400 kg.
Mesohippos sp
Conhecido também como cavalo primitivo de três dedos assim era o ancestral dos cavalos atuais, se alimentavam de plantas e gramíneas e viveu onde hoje é a Europa mediam cerca de 50 cm de altura pesando cerca de 50 a 60 kg
Borhaena Macrodonta
Era um marsupial carnívoro que viveu na Argentina, era uma espécie bem sucedida até ter que competir com os mamíferos que o levou a extinção, mediam cerca de 1 metro de comprimento com peso médio de 30 kg
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não precisa estar logado no Blog para comentar, deixe suas opiniões criticas e dúvidas.
você não será identificado! Obrigado.