20 de jun. de 2013


   Iniciou aproximadamente em 58 milhões de anos atrás e teve seu fim em média a 34 milhões de anos atrás, agora que já dominavam a maioria dos ambientes os mamíferos começaram a se diversificar muito, desde ambiente aquáticos até o topo das árvores eles eram maioria. 

   Porém começaram a se confrontar com as aves que a essa altura já eram predadores vorazes onde disputavam cada vez mais por território e alimentos. 

   Porém os mamíferos primitivos ainda dominavam o ambiente e deram a seus decentes a chance de espalhar seus genes ainda no mundo atual.

Gastornis Sarasini

Uma ave de rapina de grande porte que viveu nesta época, sua alimentação era carnívora, provavelmente caçava pequenos lagartos e mamíferos das florestas Europeias, porém a competição com os mamíferos maiores fez com que esta ave entrasse em extinção. Media cerca 1,75 metros de altura e pesava cerca de 150 kg, devido ao peso e as assas serem curtas, não podia voar.

Diatryma ou Gastornis Giganteus

Medindo cerca de 2,20 metros de altura e com um crânio do tamanho do de um cavalo atual estas aves não podiam voar mas corriam velozmente pelas planícies da América do norte, pesava cerca de 280 kg e era carnívora, porém não resistiu a competição com mamíferos maiores e acabou extinta.




Proailurus

Esse foi o primeiro registro de um felino, talvez o ancestral mais próximos dos gatos e de todos os felinos de hoje em dia, do tamanho de um gato doméstico media cerca de 90 cm de comprimento e pesava em torno de 20 kg, sua alimentação era carnívora e viveu onde hoje é a Ásia.



Miacid

Este foi o primeiro representando da ordem dos carnívora, incluindo os cães, ursos, gatos hienas e doninhas, já demonstrava grande aptidão para a caça e se alimentava de pequenos roedores, insetos e pequenos lagartos, Pesava cerca de 10 kg medindo 60 cm de comprimento do focinho a ponta do rabo e viveu na região da Ásia.


Eusmilus

Seu nome significa verdadeiro sabre sendo o primeiro da espécie a existir, Viveu onde hoje é a América do norte, Europa e Ásia. Como todos os sabres este caçava grandes animais por emboscada abrindo uma grande ferida com seus enormes dentes que fariam a vítima morrer em poucos dias. Com o porte de uma jaguatirica atual media cerca de 2,5 metros de comprimento e pesava em torno de 70 kilos.


Adapis

Muito parecido com os atuais lêmures este era considerado um primata, se alimentavam de folhas novas e os machos eram maiores que as fêmeas, medindo cerca de 40 cm de comprimento podiam pesar ate 1,5 kg e viveu entre Europa e América do Norte.


Necrolemur

Assim como o Adapis este era um primata parecido com os atuais lêmures, porém seus olhos e orelhas eram enormes aptos ao modo de vida noturno, viveu na Europa e mediam cerca de 30 cm pesando 500 gr e se alimentava de frutas.


Moeritherium

Seu nome significa besta dos moeris (lago onde foi achado o primeiro fóssil deste animal o qual seria um dos primeiro parentes dos elefantes, este tinha orelhas e tromba pequenas, media cerca de 80 cm e pesava em torno de 180 kg sua alimentação se baseava em gramíneas e plantas aquática, seu estilo de vida era semiaquático próximo aos atuais hipopótamos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não precisa estar logado no Blog para comentar, deixe suas opiniões criticas e dúvidas.

você não será identificado! Obrigado.

visitantes


Nosso lema é a vida.

Nosso lema é a vida.