Esta compreendido entre 65 e 58 milhões de anos atrás, nesta época sem a presença dos dinossauros grandes predadores se inicia a dominância dos mamíferos sobre a terra, agora os mamíferos começam a se desenvolver e a crescer cada vez mais.
O clima e a vegetação tropical agora são dominantes então os mamíferos tomam confiança e começam a se arriscar em meio aquático, e as aves começam a tomar proporções maiores de envergadura.
A evolução dos mamíferos é a principal marca deste período, começando com uma grande diversificação de espécies em quantidade e tamanho, evoluíram de algumas variedades pequenas e simples para a maior parte dos animais que vemos hoje.
E quanto a flora desta período, a medida que a terra começa a esfriar, as plantas tropicais passaram a ser menos numerosas e se limitaram a regiões de clima equatorial, e quanto a plantas de clima sazonal começam a tomar seu lugar no mundo.
Junto com os novos ambientes ecológicos como as savanas e pradarias, trouxeram a expansão das espécies de gramíneas em lugares que antes eram densas florestas tropicais.
Titanoboa
Foi uma serpente que viveu neste período, com a crescente de mamíferos elas também começaram a aumentar sua família, podem ser comparadas ao tamanho das jiboias, pitons e sucuris de hoje viveu onde hoje é América do sul, media cerca de 13 metros de comprimento e pesava até 1 tonelada e como as cobras atuais também era carnívora.
Utaetus Buccatus
O primeiro registro de um tatu neste período, pertencia a ordem edentada era um mamífero e apresentava dentes com esmalte o que não acontece com seus descentes de hoje viveu na América do sul, se alimentava de raízes, carniça e insetos, media cerca de 40 cm e pesava até 4 kg.
Viveu onde hoje é a América do norte, é um ancestral dos lêmures voadores, se alimentava de insetos, pequenas frutas e sementes, media cerca de 40 cm e pesava até 2 kg, e podia planar de uma árvore para outra.
Plesiadapis Tricuspidens
Podia ser encontrado na Europa e América do norte, é uma das primeiras espécies de primatas já registradas deste período apesar de ser muito parecido com os atuais esquilos, se alimentava de folhas e frutos e vivia na terra onde eram mais ágeis por conta de ainda terem garras e seus olhos serem localizados nas laterais da cabeça, media cerca de 30 cm e pesava até 1 kg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não precisa estar logado no Blog para comentar, deixe suas opiniões criticas e dúvidas.
você não será identificado! Obrigado.