Durante o Ordoviciano, os invertebrados ainda são as formas de vida animal dominantes, porém com formas mais "semelhantes" às atuais do que as do Cambriano.
O Ordoviciano é o mais conhecido pela presença de seus invertebrados marinhos diversos, incluindo graptozoários, trilobites (estes atingiram seu auge neste período) e braquiópodes.
Uma comunidade marinha típica conviveu com estes animais, algas vermelhas e verdes,peixes primitivos, cefalópodes, corais, crinoides, e gastrópodes. Mas recentemente, houve a evidência de esporos trietes que são similares àqueles de plantas primitivas terrestres, sugerindo que as plantas invadiram a terra neste período. A evolução dos protocordados desenvolveram os primeiros peixes sem mandíbulas.
Entre os artrópodes ocorre o surgimento dos escorpiões do mar.
Brontoescorpio
O brontoescorpião (Brontoscorpio anglicus) foi um escorpião aquático (talvez anfíbio) que viveu há 420 milhões de anos no que é atualmente a Europa. Media cerca de um metro de comprimento e deveria ser um grande predador. Sua aparência era extremamente próxima a dos escorpiões atuais, diferenciando-se por possuir dois grandes olhos compostos, ao invés os oito pequenos olhos simples das espécies atuais.
Sendo bastante vulnerável a céu aberto, os espinhos de um escorpião do mar poderiam penetrar facilmente as áreas sem proteção de seus corpos.
Felizmente este trilobita está longe de ser um animal indefesso, quando ameaçados eles se enrolavam se transformando em uma bola de espinhos acabando com qualquer chance de ser atacados.
Mixopterus BW
O Mixopterus é um gênero de euriptéridos (escorpião marinho) que viveu no período Siluriano, à cerca de 400 milhões de anos atrás.
Asaphus species trilobite
É uma das 35 espécies de trilobites do gênero Asaphus (esta espécie em particular é, por vezes, colocada em seu próprio gênero, Neoasaphus ). fósseis desta espécie são populares entre colecionadores por causa de sua proeminente olhos stalked (denominado "pedúnculos"), muitos uma polegada ou mais de comprimento.
Trilobite Ordovice
O exoesqueleto é composta de calcita e de minerais de fosfato de cálcio em uma estrutura de proteína de quitina que recobre a superfície superior (dorsal) da trilobite e enrolado em volta da borda inferior para produzir uma franja pequena chamada de "doublure".
Cameroceras
Media até nove metros de comprimento e tinha 17 pés (ou mais), sendo o maior predador de sua época, assemelhava-se a uma lula, porém com o corpo embutido em uma concha em forma de cone
Platystrophia Ordovice
Foi um extinto gênero de braquiópodes , que viveu a partir do Ordoviciano ao Siluriano na Ásia , Europa , América do Norte e América do Sul .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não precisa estar logado no Blog para comentar, deixe suas opiniões criticas e dúvidas.
você não será identificado! Obrigado.