O período câmbrico ou cambriano está compreendido aproximadamente entre 542 milhões e 488 milhões de anos atrás.
Os lugares onde foram encontrados rochas e fósseis deste período são quase raros, sendo os principais o Folhelho Burgess, no Canadá, o Folhelho de Maotianshan (ou biota de Chengjiang), na China e os argilitos de Emu Bay, na Austrália.este período pode ser subdividido em épocas como:Cambriano inferior, Cambriano médio e Cambriano superior
Foi neste período também que ocorreu a maior expansão e diversificação de organismos aquáticos, entre eles ouve predomínio dos Invertebrado marinhos.
Archaeocyatha
Os arqueociatos são animais que hoje só existem fosseis, eles viviam em colonias ou solitários, eram formados por um esqueleto interno de natureza carbonatada, os primeiros fósseis foram descobertos na metade do séc XIX no Canadá e na Russia, sua forma e organização o aproxima das esponjas.
Os arqueociatos estão associados à primeira ocorrência de organismos multicelulares com partes esqueléticas mineralizadas registada no início do Câmbrico.
São conhecidos em diversas formas como discoidal, e cônico.
Conulariida
Foi uma classe de cnidários construtores de recifes. existiu entre 550 a 200 milhões de anos atrás.tinham a forma de um cone e viviam aderidos a superfícies marinhas, localizados principalmente nas atuais bacias dos rios Amazonas e Paraná, ocupadas por água salgada há milhões de anos.
Opabinia
possuiu cinco olhos, os quais eram enfileirados na frente de sua cabeça com formato de cogumelo e uma carapaça rígida, não possuía pernas, media 8 centímetros de comprimento e capturava suas vítimas com uma “tromba” bifurcada com garras na extremidade.diferente dos outros seres de seu período, ele também era carnívoro, o Opabinia não deixou nenhum descendente, e viveu nos mares próximo ao Canadá.
Ottoia
Foi um dos vermes mais abundantes encontrados neste período, ele é um priapulídeo.
Pikaia
Os primeiros cordados do registro fóssil foram representados pelo Pikaia. Se considera este animal um cefalocordado, apesar da dificuldade que envolve distinguir entre um cefalocordado e representantes primitivos de Craniata. A única diferença é a cefalização.
Nectocaris
O Nectocaris pteryx é um animal pré-histórico classificado pela Universidade de Toronto como um cefalópode.
Megacheira
Foi uma classe de artrópodes aracnomorphos parecidos com crustáceos tinham uma carapaça bivalve. Foram importantes componentes das faunas do Folhelho Burgess e do depósito sedimentar de Lagerstätte em Maotianshan Shales, na província de Yunnan, na China. Esta classe inclui os gêneros Leanchoilia, Alalcomenaeus, Yohoia, Fortiforceps e Jianfengia.
E entre os organismos que compuseram a flora, havia as algas que ocuparam uma grande parte, contribuindo para a formação de um meio cada vez mais oxidante, visto que a concentração de oxigênio gradativamente se elevava à medida que estes seres fotossintetizantes se desenvolveram e se multiplicaram, proporcionando indiretamente a estabilidade climática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não precisa estar logado no Blog para comentar, deixe suas opiniões criticas e dúvidas.
você não será identificado! Obrigado.