Está compreendido entre 443 milhões e 700 mil e 416 milhões de anos atrás, aproximadamente.
No Siluriano a fauna teve que se recuperar da extinção em massa do final do Ordoviciano, porém ela manteve a predominância de invertebrados, principalmente trilobites, crinoides, euriptéridos (escorpiões marinhos) e cefalópodes.
Embora os peixes já estivessem de diversificando bastante. Com relação a flora, este período é marcado pelo surgimento das primeiras plantas terrestres.
Cooksonia
É um gênero de plantas terrestres que já está extinta, talvez seja a primeira planta terrestre.
Tinham dimensões reduzidas, poucos centímetros de altura, e a sua estrututa era simples. Não possuiam folhas, flores ou raízes. Possuiam um tronco único, que ramificava algumas vezes. Cada ramificação terminava num esporângio, uma estrutura arredondada, portadora de esporos.
Cephalaspis
Foi um peixe muito comum na época, sendo que, como a maioria, não possuía mandíbulas.Também tinha escamas grossas,e uma característica interessante:uma dura cabeça que o deveria tornar mais lento,tornando-o presa dos mais temíveis caçadores de sua época, como Euriptéridos enormes, como o Pterygotus. Sua cabeça também é o motivo de seu nome (Cephalaspis significa "cabeça de escudo").
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não precisa estar logado no Blog para comentar, deixe suas opiniões criticas e dúvidas.
você não será identificado! Obrigado.