22 de nov. de 2011



  No período arcaico, o nosso planeta era constituído por uma atmosfera rica em co2 onde a temperatura superficial da terra girava em torno de seus 1.000°C.
 Então aos poucos a crosta terrestre enrijeceu formando os oceanos.
  Durante este período houve uma chuva de meteoros, que só terminou á 4 bilhões de anos atrás.
  E após 3,85 bilhões de anos atrás houve o primeiro surgimento de vida na terra, como já era de se esperar, estes eram pequenos procariontes unicelulares sem membrana nuclear, e capazes de sobreviver aos altos níveis de radiação solar existente na atmosfera ainda sem oxigênio, e sem a camada de ozônio. 






  Os estromatólitos são um dos mais antigos vestígios de vida no planeta terra, eles foram encontrados à cerca de 3,5 mil milhões de anos atrás.

  Acredita-se que os estromatólitos por serem os mais antigos fosseis foram os primeiros seres a realizar a fotossíntese oxigênica e então responsáveis pelo ar que respiramos, que por sua vez surgiu na terra a mais ou menos 3,5 bilhões de anos atrás.

  As cianobactérias participaram da construção dos estromatólitos e estes foram possivelmente as responsáveis pela geração de parte do oxigênio da atmosfera primitiva terrestre, sendo a forma de vida dominante por mais de 2 milhões de anos.

  Hoje em dia são mais observados a formação de estromatólitos em lagos salinos alcalinos, porém ocorrem também em lagos menos salinos nas regiões mais frias. Ocorrendo em grande quantidade na Austrália.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não precisa estar logado no Blog para comentar, deixe suas opiniões criticas e dúvidas.

você não será identificado! Obrigado.

visitantes


Nosso lema é a vida.

Nosso lema é a vida.