20 de jun. de 2013


Compreendido entre 1,8 milhão e 11.000 mil anos atrás, a biologia pleistocênica era moderna pois muitas expécies incluindo plantas, aves, mamíferos, répteis, peixes, moluscos e muitas outras espécies vivem até hoje.

Contudo esta época também é caracterizada pela grande quantidade de animais gigantes como os mamutes, tigres e outros.

Foi durante esse período onde ocorreu o maior numero de glaciações ou idades do gelo, muitas áreas e regiões do planeta foram alternadamente cobertas por grandes geleiras durante período frios e descobertas após a chegada de períodos quentes.

Neste período conseguimos também a evolução do homo sapiens, nossa própria espécie onde no fim do pleistoceno os seres humanos já teriam se espalhado por todo o planeta como caçadores de grandes espécies como os mamutes.
Megantereon

Muito parecido com as atuais onças pintadas o Megatereon era um grande felino caçador e pertencente ao grupo dos dentes de sabre, viveu na África Europa e Ásia. Mediam cerca de 1,60 de comprimento e pesavam até 140 kg
Tigre gigante

Ancestral dos tigres atuais porém foi extinto nesta época devido as mudanças climáticas, considerado o maior felino já encontrado sua alimentação era carnívora e podiam chegar a medir cerca de 3,5 metros de comprimento e pesavam em torno de 400 kg
Gigantopithecus

Cujo nome significa macaco gigante este foi um dos maiores primatas já existentes viviam na Ásia, China e Vietnam. Eram parentes próximos dos atuais orangotangos, mais não tinham os mesmos hábitos arborícolas, então seus hábitos eram mais próximos aos gorilas. Mediam cerca de metros 3,5 metros de altura e pesavam até 600 kg e eram herbívoros.
Mamute lanudo

Seu nome indica sua grande camada de gelo, foi uma espécie que se adaptou ao frio daquela época, viviam na Rússia e na Sibéria durante a última era glacial, porém foram caçados pelo ser humano até sua extinção. Sua alimentação era herbívora e mediam cerca de 3,3 metros de altura pesando até 8 toneladas.
Sivatherium gigante

Sem nenhum representante vivo até o fim desta época este foi o ultimo ancestral da girafa a desaparecer, viviam na Ásia e eram herbívoros. Podiam medir cerca de 3 metros de altura e pesavam em torno de 400 kg.
Homo Erectus

Possuíam a altura de um homem moderno em torno de 1,70 metros de altura e pesavam cerca de 65 kg, a espécie teve seu início na África  com o Homo Ergaster que evoluiu que evoluiu ao passar dos milênios para o Homo Erectus. Além de ter uma postura ereta este já sabia como lidar com o fogo e viviam em comunidades, e se extinguiram para dar origem ao Homo Sapiens.
Homo Sapiens

Aqui esta nossa espécie considerada a mais inteligente, com grandes habilidades moldadas durante milênios. As principais características que distingue este dos outros é o seu crânio que é muito maior. Pioneiro nas artes foi o Homo Sapiens que iniciou as pinturas rupestres escultura e artes com conchas, sua alimentação era onívora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não precisa estar logado no Blog para comentar, deixe suas opiniões criticas e dúvidas.

você não será identificado! Obrigado.

visitantes


Nosso lema é a vida.

Nosso lema é a vida.