Está compreendido entre 144 milhões e 65 milhões de anos atrás. Neste período os dinossauros atingiram seu auge que acabou trazendo seu fim. Muitos dinossauros surgiram neste tempo, e os mamíferos e as aves continuaram a evoluir lentamente.
A partir de então os continentes começaram a se dividir e tomar formato isolado cada vez mais as espécies umas das outras gerando assim, grande parte da biodiversidade existente hoje.
E chagndo ao final deste período temos a maior e mais famosa extinção em massa que levou os dinossauros a sucumbirem a merte dando assim espaço para aves e mamíferos menores se desenvolverem e se diversificarem pelo planeta.
Archelon
Essa espécime é a maior tartaruga marinha que já viveu por estes mares, mediam cerca de 4,5 metros de comprimento com uma carapaça similar a um couro não muito sólida era comprida e estreita, viveu na América do norte e podia pesar cerca de 2,5 toneladas.

Brasilotitan Nemophagus
Foi um herbívoro quadrupede de grande porte que viveu na região onde hoje é o Brasil pesavam cerca de 5 toneladas e mediam 8 metros de comprimento e 3 de altura.

Pteranodonte
Da família dos pterossauros, possuíam ossos leves e finos com partes ocas que diminuiam seu peso, suas assas eram membranas finas como a dos morcegos atuais, viveram na América do norte e mediam 8 metros de envergadura e pesavam cerca de 30 kg.

Triceratops
Possuiam três grandes chifres na cabeça e focinho, viveram na parte da América do norte e eram herbívoros e pesavam cerca de 6 toneladas e em torno de 10 metros de comprimento acredita-se também que eles formavam bandos onde os adultos cuidavam dos filhotes, e protegiam uns aos outros dos ataques do temível tiranossauro rex.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não precisa estar logado no Blog para comentar, deixe suas opiniões criticas e dúvidas.
você não será identificado! Obrigado.